segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CBKB - "Se a CBKB possuísse seis estados como o Rio, nosso KickBoxing estaria diferente, mais forte com certeza."

Acorda São Paulo, não. Acorda Brasil, pois o Rio fez por merecer.

Quando na semana passada recebi um e-mail do Diretor Nacional de Arbitragem- suplente, Christian Andreossi, pensei que tratava-se de mais um lembrete sobre os cursos ou eventos da CBKB, mas o texto "Acorda São Paulo" me chamou a atenção.

Realmente o estado liderou o esporte por muitos anos e infelizmente caiu numa armadilha que só quem já esteve na frente conhece: pensou que não precisaria mais se esforçar para manter a condição de número um do Brasil. Estava errado, e muito. Hoje a modalidade cresce a passos largos e ocupa lugar de destaque no mundo. Aqui não poderia ser diferente. Estreamos no circuito olímpico, somos reconhecidos pelas principais autoridades esportivas mundiais e o esporte nunca foi tão tratado como "esporte", se é que me entendem?

O Rio de Janeiro, graças a muito esforço, conquistou uma condição de destaque no cenário nacional e está colhendo os frutos: é campeão geral do Brasileirão nos últimos dez anos e com isto seus atletas têm os melhores resultados nacionais e internacionais e são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta recebendo R$ 1500,00 mensais, além de patrocínios, academias cheias, reconhecimento, etc. É pouco? Quantas pessoas no Brasil têm um salário deste? Imagine só para treinar.

A estrutura que o Rio montou é vencedora, mas acreditem, aconteceu devido a muito trabalho e principalmente comprometimento de seus filiados. Só como exemplo, neste próximo Panamericano, todos os bolsistas estão doando R$ 500,00 para o estado levar árbitros para defenderem os interesses dos atletas no evento. Tem lógica, mas para doar a quantia é necessário acreditar na entidade, estar comprometido com o KickBoxing, ser acima de tudo, leal com seus companheiros e entender que o bem comum é maior que o individual. Isto é uma atitude vencedora.

Os outros estados estão crescendo. Tenho observado isto nos eventos nacionais, mas sinceramente o potencial que temos ainda está muito longe do potencial que realmente demonstramos. Temos que seguir o exemplo dos vencedores e buscar a todo momento nos equiparar por cima e não tentar puxar para baixo. Isto é uma atitude vencedora.

Afirmo sinceramente que se a CBKB possuísse seis estados como o Rio, nosso KickBoxing estaria diferente, mais forte com certeza.

Pensem nisto........

Paulo Zorello
Presidente

Nenhum comentário: